Seis famosos e um diagnóstico!

lady-gaga-03-carolina-herrera-md
O lúpus, volta e meia vira notícia no mundo dos famosos, as cantoras Selena Gomez, Toni Braxton, Lady Gaga  e o cantor Seal são algumas personalidades internacionais acometidas pela doença, aqui no Brasil temos a cantora Tiê e a apresentadora Astrid Fontenelle.
É muito comum que a pessoa apresente manifestações gerais como cansaço, desânimo, febre baixa (mas raramente, pode ser alta), emagrecimento e perda de apetite. As manifestações podem ocorrer devido a inflamação na pele, articulações (juntas), rins, nervos, cérebro e membranas que recobrem o pulmão (pleura) e o coração (pericárdio). Outras manifestações podem ocorrer devido a diminuição das células do sangue (glóbulos vermelhos e brancos), devido a anticorpos contra essas células. Esses sintomas podem surgir isoladamente, ou em conjunto e podem ocorrer ao mesmo tempo ou de forma sequencial.
Crianças, adolescentes ou mesmo adultos podem apresentar inchaço dos gânglios (ínguas), que geralmente é acompanhada por febre e pode ser confundida com os sintomas de infecções como a rubéola ou mononucleose.

 

Astrid e seu filho Gabriel.

Astrid e seu filho Gabriel.

Astrid Fontenele
Em março de 2012 recebeu da APCA o prêmio de “Melhor Programa” pelo Chegadas e Partidas, que apresenta no GNT. Na oportunidade, aproveitou para falar abertamente do lúpus, doença com a qual foi diagnosticada no início do mesmo ano.
Na foto Astrid aparece com seu filho Gabriel.

 

 

 

 

tie-1Tiê

 

O primeiro baque veio na juventude, quando ela trabalhava como modelo e descobriu que sofria de vitiligo. “Veio na adolescência, quando eu comecei a modelar, então foi super delicado. Primeiro porque quando o assunto são as doenças autoimunes, ninguém sabe muito bem como lidar e eu sofri muito. Apesar de ser clarinha e de não tomar sol desde os 12, as pessoas tem preconceito, ficam com uma aflição“, disse.”Por anos eu sofri muito até que um dia eu resolvi desencanar, passei a chamar de “nem te ligo“, disse.

Anos depois ela descobriu  uma nova doença, dessa vez mais grave: o lúpus. Ela quase morreu após uma complicação. “Eu já estava com 26 e quase morri mesmo. Tive um câncer no pulmão. Foi importante porque foi desse processo que eu comecei a compor, até falo em uma música que ‘o saldo foi mais positivo do que mil divãs’, porque foi assim mesmo, por ter sentido tanta dor e ter passado por isso, eu me livrei de uma pressão, de um perfeccionismo, e passei a compor do meu jeito, muito simples e sincero, foi assim que eu me aceitei, precisei me encontrar“.

Emocionada, ela relembrou a superação do drama. “O susto é grande, eu lembro da minha mãe, o susto que ela levou quando ouviu do médico ‘nós podemos perder a Tiê’. Esse susto é tão grande, a doença em si você espera passar, mas a aceitação do que eu poderia ser no mundo, isso eu precisei assumir“, completou a cantora.

Selena Gomezscreenshot_20171005-124128A jovem cantora e atriz, de 23 anos,descobriu que sofria com o problema em 2011, mas só revelou em 2015. Em entrevista à revista americana Billboard, ela contou que fez até quimioterapia para conter os avanços do lúpus e que a doença poderia ter causado um AVC – por isso, dois anos antes, ela se internou para fazer o tratamento. Na época, ela cancelou uma turnê e diversos sites chegaram a cogitar que ela estaria em reabilitação em razão de uma dependência química. Recentemente a atriz sofreu um transplante de rim em consequência de uma nefrite lúpica.

Lady Gaga

lady-gaga-03-carolina-herrera-md

A cantora diz que ainda não sentiu os sintomas, mas que, desde que descobriu ter lúpus, trata a doença. Como tem familiares com a doença, Gaga decidiu investigar se também eram portadora do gene que indica se uma pessoa pode ou não ter a doença e exames mostraram que ela tem predisposição para o problema. Ela revelou sofrer da doença em 2010, em entrevista ao apresentador americano Larry King.

– Eu fui diagnosticada como tendo a doença, mas eu não tenho nenhum sinal, nem sintoma. De qualquer forma, eu tenho que cuidar muito bem de mim mesma – disse durante o programa.

A cantora revelou recentemente, após cancelar uma apresentação no Rock in Rio 2017, que sofre também com fibromialgia.

A cantora Toni Braxton aprendeu a ignorar as críticas sobre sua aparência em constante mudança, revelando que faz uso de corticoides para tratar o lúpus.
A estrela de Breathe Again prefere sentir se saudável a ter que se preocupar com o seu visual o tempo todo, e por isso ela não se incomoda com comentários mordazes críticos de mídia social sobre cirurgia plástica e Botox.

Toni Michelle Braxton  é uma cantora, compositora e atriz estadunidense. Toni Braxton se consagrou na década de 1990, com suas canções de amor.

“Quando as pessoas não entendem o seu potencial, eles são muito críticos”, diz ela. “Houve momentos em que eles (os críticos) feriram meus sentimentos.

“Eles disseram, ‘Oh, ela tinha tanta cirurgia plástica, ela fez procedimentos e fez botox’…. Não, ele é chamado de lúpus, estou tomando corticoides o tempo todo “. O rosto fica arrendondado e esticado por conta do remédio e não do uso de botox.

Toni revelou recentemente, em entrevista a um programa  Access Hollywood, que tem a doença sob controle, mas ela admite que estava um pouco nervosa sobre como documentar sua batalha saúde no programa televisivo.

aemo”Em maio de 2014 Braxton anunciou lançou um livro de memórias intitulado Unbreak My Heart: A Memoir através da Harper Collins Publishers. Braxton discute o  seu sucesso na carreira, as lutas e a auto-cura que ela se encarregou de após seu diagnóstico do lúpus e o diagnóstico de seu filho com autismo.”

Agora, Toni tem o desafio de controlar o lúpus em turnê como ela planeja pegar a estrada por 18 shows.

“Vai ter seus desafios …”, ela explica. “Eu vou andar sozinha … e eu acho que vai ser tranquilo”

Seal Henry Olusegun Olumide Adeola Samuel

Embora sempre tenha havido especulações sobre a causa das cicatrizes no seu rosto, elas não são o resultado de nenhum tipo de rito tribal de escarificação. O cantor sofre de lúpus eritematoso discóide (LED). Seal revelou que sofre com lúpus desde  quando era adolescente.

seal

O que você achou? Deixe uma resposta!