Ana Amélia registra aprovação do Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia

fibro

A senadora Ana Amélia (PP-RS) aplaudiu nesta terça-feira (19/09/2017) a aprovação, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), do projeto (PLS) 351/2016, que institui o dia 12 de maio como o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. O texto seguirá para a Câmara dos Deputados. De acordo com Ana Amélia, autora da proposta, a falta de conhecimento prejudica o tratamento dos portadores da doença, que atinge principalmente as mulheres.

Durante os debates em torno do projeto, disse Ana Amélia, foi revelado que, apesar de causar fortes dores musculares, a fibromialgia não apresenta sintomas facilmente identificados por exames. Por isso, muitas vezes os portadores são acusados de simular uma doença.

Ana Amélia lembrou que a fibromialgia pode ter causas emocionais e que o tratamento vai além dos medicamentos, exigindo também sessões de fisioterapia e massagens. Ela registrou a declaração da cantora americana Lady Gaga, que não se apresentou no Rock in Rio deste ano por causa da doença.

— Porque ela retrata com fidelidade os problemas que eu acabei de relatar aqui em relação ao preconceito. Como ela disse, ‘as pessoas pensam que estou fazendo drama, mas não é isso é que realmente é muito forte’. E que o maior prazer de uma artista como ela, que é famosa mundialmente, é estar com o público. Então não teria nenhum motivo de ela estar fazendo cena ou dramatizando uma situação que ela realmente sofre — disse Ana Amélia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

 

 

Entre na nossa Comunidade no Facebook

Faça parte do nosso Instagram

 

eucurto2

 

O que você achou? Deixe uma resposta!