Lúpus em Homens

wolfman

Como é lúpus para a maioria dos homens?
Embora dois casos de lúpus não sejam iguais, a maior parte do tempo a doença se desenvolve – e é tratada – da mesma forma em homens e mulheres. 

De acordo com a Lupus Foundation of America, apenas 10% dos pacientes diagnosticados com lúpus, são do sexo masculino. Os sintomas do lúpus em homens são quase idênticos ao das mulheres, porém são mais difíceis de diagnosticar devido à semelhança com outras doenças. 

A maior incidência da doença em mulheres pode depender da idade na qual isso ocorre. Antes da puberdade, aproximadamente para cada menino afetado existem três meninas afetadas, enquanto que na idade adulta aproximadamente 10 mulheres são afetadas para cada homem. Após a menopausa (ou seja, após 55 anos), existem cerca de 8 mulheres para cada homem afetado.

O curso clínico da doença é o mesmo em ambos os sexos.

Hormônios
Por anos pesquisadores têm procurado por diferenças hormonais entre homens e mulheres, o que poderia explicar uma maior predominância do lúpus em mulheres. Os estudos têm considerado os estrógenos (hormônios femininos) e andrógenos (hormônios masculinos). Alguns dados indicam que há uma diferença na maneira como o estrogênio é metabolizado (alterado quimicamente) em indivíduos normais, versus a maneira como ele é metabolizado em indivíduos com lúpus. Embora não haja nenhuma diferença significativa da maneira como o estrogênio é metabolizado entre homens e mulheres com lúpus, há uma diferença da maneira como os andrógenos são metabolizados entre pacientes lúpicos do sexo masculino e do sexo feminino.

Os sintomas típicos de lúpus em homens são feridas ou erupções cutâneas na face que pioram com a exposição ao sol . Erupções malar ( uma mancha vermelha escura na face), feridas aberta na boca  e lesões de pele, má circulação nas mãos e pés.

Lúpus Discoide afeta mais os homens do que o Lúpus Sistêmico.

Como saber se tenho lúpus?

Certifique-se de ver o seu médico regularmente e tomar seus medicamentos no tempo a cada dia. Tome medidas se notar:

Dor no peito quando tomar uma respiração profunda
Perda de sensibilidade ou formigamento nos braços ou pernas
Tornozelos inchados
Convulsões
Visão embaçada
Urina espumosa, sangue na urina, ou dificuldade em urinar
Febre
Uma súbita perda de apetite
Úlceras na boca
Dor ou mudança de cor nos dedos quando está frio
Nova dor articular ou muscular 

Dor torácica ou aperto

Este é um dos sintomas do lúpus mais comuns em homens . Também pode promover a falta de ar, dependendo da gravidade da dor no peito .

Cabelo Crescimento e Calvície

Afinamento do cabelo ou calvície também são sintomas típicos para os homens. Esse não é um sintoma de fácil associação ao lúpus, pois a calvície pode indicar uma variedade de doenças .

Confusão ou perda de memória

Confusão , perda de memória e depressão muitas vezes ocorrem em homens com lúpus. Piorando a capacidade do homem de se concentrar e pensar com clareza .

Alucinações ou sintomas – Esquizofrenia 

Devido ao seu efeito sobre o cérebro, o lúpus pode causar alucinações , ansiedade e paranoia. Estes são sintomas graves que necessitam de atenção imediata.

Dor nas articulações, rigidez e inchaço

Dor articular, rigidez e inchaço são sintomas do lúpus comuns em homens. As articulações sofrem com os edemas. Incapacitando para tarefas simples como segurar um copo d’água.

Controle
O estresse emocional em homens com lúpus é o mesmo daquele experimentado por mulheres com LES. Em alguns pontos, pode ser mais difícil para os homens ter controle sobre a situação devido a expectativas culturais e sociais do homem. Por exemplo, os mesmos sentimentos de incapacidade que mulheres lúpicas têm podem ser mais aparentes em homens, pois eles podem não ser mais aptos a desempenhar funções ou progredir nos seus ambientes de trabalho, ou eles não conseguem mais trabalhar para sustentar uma família. Eles podem ter dificuldades em desempenhar obrigações que requeiram trabalho físico. A incapacidade de trabalhar e ganhar a vida, devido à incapacidade causada pela doença, pode resultar em um enorme estresse emocional e mental para o homem. Este pode não ser o caso para as mulheres lúpicas. Os papéis e expectativas de homens e mulheres em uma sociedade estão mudando, mas essas mudanças levam tempo. Esse estresse, aliado ao fato do lúpus ser referido como uma “doença de mulher”, apenas torna mais difícil para os homens lidar com essa doença crônica.

Como muitos homens com lúpus, você pode lutar com a ideia de que você tem uma “doença da mulher.” Mas mesmo que muitas mulheres mais do que homens desenvolvem lúpus, o seu diagnóstico não tem nenhuma conexão com a sua masculinidade.

Há algumas mudanças estéticas que têm pouca relevância para homens lúpicos. Sintomas como irritações na pele, queda de cabelo e ganho de peso, são menos preocupantes para os homens do que para as mulheres. Por outro lado, os homens ficam mais preocupados do que as mulheres com uma mudança ou perda do emprego, uma diminuição no seu rendimento, uma significativa perda de independência e problemas com a auto-estima, e falsos sentimentos de “perda de masculinidade”.

Fontes:

http://eidinaqueiroz.blogspot.com.br/

http://www.lupus.org/

http://www.lupusny.org/

 

Entre na nossa Comunidade no Facebook

A Menina e o Lúpus

Instagram @ameninaeolupus

eucurto2

O que você achou? Deixe uma resposta!