​​​​​Vacina contra Febre Amarela, quem pode tomar?

febreamarela

Vacina contra Febre Amarela

A febre amarela é uma importante doença que, infelizmente, faz milhares de vítimas em nosso país. É uma doença provocada por um tipo de vírus (flavivírus), encontrado em primatas não-humanos que habitam regiões de florestas. Este vírus pode ser transmitido aos seres humanos de duas formas:

– Pela picada da fêmea do mosquito conhecido por “Aedes Aegypti”, desde que o inseto esteja contaminado (após picar um ser humano com a doença). Esta é conhecida como febre amarela urbana.

– O segundo tipo de febre amarela é a  silvestre, que ocorre através da picada do mosquito Haemagogus.

A vacina contra a febre amarela (cepa 17DD) é elaborada com o vírus vivo atenuado e é produzida no Brasil. É aplicada por via subcutânea na região do braço.

Quem deve tomar a vacina

Devem ser vacinados apenas adultos e crianças que vivem em regiões endêmicas, isto é, regiões onde há casos da doença em humanos e em regiões onde há circulação do vírus entre animais (macacos). A vacina deve ser dada ainda a todas as pessoas que pretendem viajar para locais onde a febre amarela é endêmica.

Esta vacina está incluída no calendário vacinal brasileiro, apenas para as áreas consideradas de risco e pode ser utilizada a partir dos 9 meses de idade.

Quem não pode tomar a vacina

  • Crianças com 4 meses de idade ou menos, devido ao risco de encefalite viral.
  • Gestantes, em razão de possível risco de infecção para o feto.
  • Pessoas com imunodeficiências resultantes de doenças ou de drogas, infectadas pelo HIV/aids ou portadoras de neoplasias em geral. Indivíduos em uso de medicações ou tratamentos imunossupressores (corticoides, quimioterapia, radioterapia). Pessoas com disfunções do Timo.
  • Pessoas que tenham alergia a ovos, eritromicina ou gelatina e todos aqueles que apresentaram reações alérgicas a doses prévias da vacina.

Fontes: suapesquisa.com.br

Sociedade Brasileira de Imunologia

Entre na nossa Comunidade no Facebook

A Menina e o Lúpus

eucurto2

6 Comentários

O que você achou? Deixe uma resposta!